
1. Citar as principais características de um cacto.
Os cactos são plantas da Família das Cactáceas. Suas principais características são:
Possuem espinhos, que são folhas atrofiadas que servem para que eles não percam água existente em seu interior;
Possuem uma epiderme dura e recoberta por uma película que reduz a transpiração;
Possuem raízes longas e profundas, aptas a retirar do solo a maior parte da água proporcionada pelas chuvas rápidas e intensas que caem no ambiente seco em que proliferam;
As flores são em geral grandes e de cores vivas, a fim de atrair insetos, aves ou morcegos, escassos nas regiões inóspitas (áridas e semi-áridas) onde crescem os cactos;
Praticamente contém uma seiva amarga , algumas vezes leitosa, em seu interior;
2. Mencionar três utilidades dos cactos.
1) Armazenar água
2) Alguns deles servem como alimento para animais e pessoas, inclusive seus frutos (ex. figo da índia)
3) Muito úteis para a indústria de beleza (pele, cabelos, etc., ex.: Babosa – Aloe Vera) e farmacêutica
4) O agave na fabricação de cordas devido a suas fibras (Sisal).
5) Úteis para a indústria tintureira na América Central
(ex.: Opuntia)
6) A Lophophora williamsii, e um conhecido agente psicoativo utilizado pelos indigenas norte americanos do sudeste dos Estados Unidos.
Os cactos são mais abundantes em lugares áridos ou onde há pouca chuva. Não tem uma boa adaptação a lugares úmidos e chuvosos nem, tampouco, em lugares frios. Os cactos abundam mais nos estados do nordeste brasileiro, na chamada região da caatinga, além de estarem nos desertos de outros lugares do mundo. Eles são muito bem localizados, pois em desertos não há água e nos cactos há água em seu interior, beneficiando animais e pessoas por essa utilidade.
4. Conhecer e identificar ao natural, ou em fotografias, 15 espécies de cactos.
Nomes populares de cactos conhecidos:
Listamos abaixo o nome vulgar de 16 cactos conhecidos:
Figo da Índia, castelinho, mandacarú, agave, havortia, mamilaria, echeveria, gasteralingua, calanchoo, dedinho de moça, rabo de gato, orelha de urso, zigocactos (flor de maio), filocactos, echinocactos, e noctocactos
5. Fotografar, observar ou desenhar pelo menos 10 espécies de cactos, e classificá-los, ou criar pelo menos três diferentes espécimes de cactos.
NOTA – O ideal é criar alguns cactos, pois se aprende muito com a experiência. Podem ser em vasos com plantas ornamentais e se encontram em qualquer casa do ramo. Há um cacto do gênero cereus que tem os frutos comestíveis; eles usam para suporte de enxerto. Eles sobem em árvores emaranham as raízes de suporte, matando-as em pouco tempo. Quase todos os cactos têm propriedades medicinais.
Para os que não podem criar, por diversos motivos, faça desenhos caprichados, fotografe ou recorte fotos de cactos para sua coleção e apresente-os a seu instrutor de modo organizado, identificando cada um dos cactos de seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário