Modelagem e Fabricação de Sabão (HM24)

1. Que ingredientes são usados para fazer o sabão?

Ácidos graxos, provenientes de gorduras (oleatos, estearatos, palmitatos, sebo, etc.),

sais de sódio e/ou de potássio, e a substância que determina o aroma (amendoim, coco, oliva, etc).


2. Qual é a diferença entre o sabão e o detergente?

A diferença está na matéria-prima utilizada: nos sabões emprega-se gordura animal e nos detergentes, substâncias derivadas do petróleo. Basicamente, ambos agem do mesmo jeito, pois nos dois casos as moléculas têm pontas. Uma que atrai água (polar) e outra que atrai óleo ou gordura (apolar).


3. O que causa a ação limpadora do sabão?

Ao contrário do que se pensa, o sabão por si só não limpa coisa alguma. Essa aparente contradição pode ser entendida quando se sabe que os detergentes - entre os quais a forma mais simples e conhecida é o sabão - são agentes que diminuem a tensão superficial observada nos solventes, permitindo maior contato dos corpos com os líquidos, que realmente limpam.

Para entendermos melhor, o sabão e/ou detergente é contido por moléculas que têm um lado que atrai água (polar, positivo) e um lado que atrai óleo ou gordura(apolar, negativo). Uma vez que a sujeira está envolvida na cabeça polar da molécula do sabão, a cauda apolar une-se a água que usamos para enxaguar os objetos ou roupas que lavamos, escorregando para o ralo, livrando assim a sujeira do material que ensaboamos.


4. Escrever ou contar uma história sobre a origem e histórico do sabão.

Durante as escavações na Babilônia, foram encontradas em cilindros de barro (2800 A. C), as primeiras evidências de um material parecido com sabão. Mas não foi descoberto para que era usado no início, sabendo-se só que mais tarde era utilizado como pomada para os cabelos e que o material era formado através da fervura da gordura com cinza.

Nos ébers papyrus (datado de aproximadamente 1500 A. C.) descreve que os antigos egípcios usavam um material semelhante ao sabão, que era de uso farmacêutico, sendo usado para tratar de doenças de pele e os egípcios costumavam tomar banho seguidamente, sendo usado o suposto produto. No papyrus descreve também a receita do produto, que era feito com óleo animal e vegetal com sais alcalinos.

Mais ao menos na mesma época, Moisés entregou aos israelitas leis detalhadas sobre os cuidados de limpeza pessoal. Ele também relacionou a limpeza com a saúde. Relatos bíblicos sugerem que os Israelitas sabiam que as misturas de cinzas e óleos produziam uma espécie de pomada. Aparentemente os primeiros Gregos não usavam sabão e eles limpavam seus corpos com blocos de barro arreia e cinza, em seguida ungiam o seu corpo com óleo e raspavam o óleo e a sujeira com instrumento.

Após a queda do império Romano e do declínio dos hábitos de banho na Europa sentiu-se o impacto da sujeira sobre a saúde pública. Esta falta de asseio pessoal, aliadas às condições de vida insalubres, contribuiu para as grandes epidemias da Idade Média e, em especial, para a Peste Negra do século XIV(14).

A fábrica de sabão era uma atividade estabelecida na Europa no inicio da Idade Média. As associações dos fabricantes de sabão guardavam seus segredos industriais a sete chaves. O Químico Francês, Nicolas Leblanc, deu o primeiro grande passo rumo à fabricação comercial de sabão em largas escalas. Seu processo (pateado em 1791) utilizava o sal comum para produzir (carbonato de sódio), o elemento ativo encontrado nas cinzas que se junta à gordura para fazer o sabão. Em meados de 1800, o químico Belga, Ernest Solvay, inventou o processo da amônia, onde também o sal comum era utilizado para fazer a soda. Mas foi o químico francês Eugèni Michel Chevreul, em 1823, que foi responsável pela evolução da indústria química envolvida na produção do sabão.


5. Mencionar sete tipos de sabão.

Sabão em pedra, sabão líquido, sabão em pó, sabonete, detergente, xampu, condicionador, gel duchê, etc. Pesquise mais em enciclopédias e/ou internet.


6. O que é a espuma?

No caso do sabão, a espuma é um conjunto de bolhas (filme fino de líquido circundado pelo ar) que se formam à superfície da água, produzida pelo ácido graxo quando agitadas as suas moléculas.


7. Esculpir um objeto numa barra de sabão.


8. Decorar uma barra de sabão para dar de presente.


9. Fazer uma cena a partir de sabão batido, usando pelo menos três cores.


Fonte: Diversos sites na internet, inclusive o Especialidades.org

Nenhum comentário: